Apesar de a hepatite C atacar principalmente o fígado, especialistas têm descoberto diversas manifestações extra-hepáticas da infecção. Dentre essas, incluem-se desordens neurológicas, dermatológicas, renais, glandulares (olhos e saliva), endócrinas, psicológicas e autoimunes.
Apesar de ainda haver pouca informação a respeito da relação que a doença estabelece com outras desordens do corpo humano, acredita-se que a hepatite é capaz de interferir em mecanismos imunologicamente mediados. Isso significa que ela pode afetar o correto funcionamento do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.
Quando esse sistema de defesa é afetado, diversas situações podem surgir, e algumas das mais comuns são as doenças autoimunes, nas quais o próprio sistema imunológico ataca partes do corpo humano por entendê-los como uma ameaça. A artrite reumatoide se encaixa nesse grupo de enfermidades.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.