A musculação é indicada para aqueles que desejam prevenir o desenvolvimento da artrose no futuro. Com foco nos exercícios para os membros inferiores, a musculação fortalece as partes anterior, interior e lateral das coxas.
Na maioria das vezes, é indicada a realização de 3 séries de 15 a 20 repetições cada, com o peso adequado para o corpo de cada pessoa.
Aí entra um ponto muito importante: para fortalecer a musculatura, é fundamental tomar cuidado com os excessos de peso, que podem acabar resultando em outros problemas.
Além da musculação, o pilates também é uma atividade física que ajuda na prevenção da artrose. Apesar de ter uma metodologia diferente da musculação, o pilates também está voltado ao fortalecimento da musculatura como um todo. Portanto, este é um bom exercício para prevenir o quadro.
Nos casos em que a artrose já se instalou, os exercícios físicos também podem ser aliados ao tratamento. Nesses casos, recomendam-se atividades mais leves, como a caminhada, a hidroginástica e até andar de bicicleta. A fisioterapia também pode ser combinada com sessões de pilates, com exercícios de baixo impacto e foco no fortalecimento dos músculos.
Com a prática de exercícios, é provável que o paciente consiga até mesmo avançar nas atividades, conseguindo, depois de um tempo, evoluir para um nível de treino mais intenso.
Além dos exercícios físicos, evitar o carregamento de muito peso e usar sempre sapatos confortáveis são cuidados que ajudam a prevenir e amenizar as dores para quem já possui a artrose.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.