A falta de cálcio no organismo abre espaço para vários problemas, tais como:
O leite e seus derivados (queijos, requeijão, iogurte) são as fontes de cálcio mais lembradas. Porém, esse mineral é encontrado também em enlatados de sardinha e salmão (com as espinhas), tofu, verduras de folhas verdes (espinafre, brócolis, couve), amêndoas, castanha-do-pará, amendoim, abóbora, cenoura, laranja, banana, gérmen de trigo, proteínas da soja, dentre outros alimentos.
É importante saber combinar os alimentos porque alguns podem prejudicar a absorção do mineral. O ideal é combinar as fontes dele com alimentos ricos em vitamina D. Banho de sol diariamente e a prática de atividades físicas potencializam a absorção desse mineral e o acúmulo dele na massa óssea.
Até os 18 anos, são necessárias 1.300 mg de cálcio por dia. Essa quantidade proporciona melhores condições para o desenvolvimento dos ossos e dentes. Depois dessa idade, 1.000 mg diárias são suficientes, desde que o cardápio balanceado seja mantido. Com esses cuidados, é possível manter o patrimônio ósseo durante a vida toda.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.