Pouca gente sabe, mas, a ingestão de bebidas alcoólicas, sejam elas de quaisquer tipos, leva a um aumento da produção de ácido úrico no organismo, que é justamente o fator determinante para o desenvolvimento da gota.
Cerca de dois terços do ácido úrico é produzido no fígado. Uma parte dele é filtrada e eliminada pelos rins. No entanto, o sistema urinário não consegue expelir a substância na totalidade, por isso, quanto maior a ingestão de álcool, maior é a concentração de ácido úrico no organismo.
A gota atinge predominantemente os homens na faixa etária dos 30 aos 50 anos e possui um forte caráter genético. Porém, quando há consumo abusivo de álcool, o indivíduo pode sofrer de gota mesmo não estando no grupo de risco.
Além do alcoolismo, outros fatores que também aumentam as chances de desenvolvimento da doença são a hipertensão arterial fora de controle, diabetes e arteriosclerose.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.