É muito comum as pessoas associarem o reumatismo à idade, suposição que não está de todo errada, mas é preciso tomar cuidado com essa crença. De fato, o incrível conjunto de mais de uma centena de doenças que conhecemos como reumáticas tem na idade um fator de risco importante. Muitas dessas doenças acometem, preferencialmente, pessoas com mais de 50 anos, estando associadas a fatores degenerativos.
Em países desenvolvidos, a taxa de pacientes menores de 16 anos de idade com reumatismo é de 25%. Cerca de ¼ dos casos de doenças reumáticas em nações como os Estados Unidos e Japão têm menores de 16 anos como vítimas da doença. Suspeita-se que, em países que não estejam no rol dos desenvolvidos, esse índice seja ainda maior.
Eis uma ótima razão para que se observe o comportamento dos filhos e se conheçam bem os sintomas relacionados a esse tipo de doença, uma vez que pode trazer graves consequências, como, em quadros infecciosos e autoimunes, atingir outros órgãos ou até mesmo levar o paciente à invalidez.
Donde pode-se concluir que o reumatologista não é um profissional que tem por função tratar reumatismo somente em pessoas idosas. Existe, inclusive, a especialização em reumatologia pediátrica.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.