A síndrome miofascial, também conhecida como síndrome dolorosa miofascial – ou simplesmente dor miofascial -, se caracteriza pela dor muscular em determinada região do corpo, quando um ponto específico sofre uma pressão.
Dessa forma, quando o ponto, conhecido como ponto-gatilho, é pressionado, o paciente sente uma forte e incômoda dor muscular, que pode atingir qualquer área do corpo, embora a síndrome miofascial seja mais comum na região dos ombros, das costas e do pescoço.
Um dos principais sintomas da síndrome miofascial, e normalmente um dos primeiros a se manifestarem, é a rigidez muscular. Ela provoca um aumento da tensão nos músculos atingidos, provocando a sensação de rigidez.
Tal contração muscular provoca, ainda, uma diminuição de movimentos, tornando mais dolorosos quaisquer movimentos que exijam um esforço do músculo atingido, por menor que seja. Assim, a rigidez e a dificuldade de movimentações compõem os primeiros sintomas dessa síndrome.
É comum que os sintomas sejam sentidos com maior intensidade após a realização de movimentos e atividades físicas. No entanto, quando não tratada, a doença pode avançar, fazendo com que os sintomas se manifestem, mesmo com o corpo em repouso, o que acontece, normalmente, quando a síndrome permanece por mais de 10 semanas.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.