Quando o paciente procura um especialista por estar com dor e/ou inchaço nas articulações, só a observação da área afetada e o relato já podem ser suficientes para que o médico saiba que se trata de um caso de tendinite.
Além disso, os testes físicos realizados no próprio consultório, para avaliar até que ponto o paciente consegue movimentar a articulação, bem como a limitação dela, também são essenciais. O médico também pode solicitar um exame de diagnóstico por imagem, que vai confirmar a presença da inflamação e mostrar a gravidade do quadro.
A ultrassonografia é um dos exames mais comuns. No entanto, não é tão detalhada e pode não identificar a inflamação, especialmente se for do tipo mais leve. O ultrassom das articulações não exige nenhum preparo específico.
Já a ressonância magnética mostra todas as estruturas com muito mais precisão, tornando a inflamação do tendão mais evidente para o médico. Para esse tipo de avaliação, costuma ser solicitado um jejum de pelo menos 4 horas.
A combinação do relato do paciente, os testes físicos feitos no consultório e o exame de diagnóstico por imagem vão fornecer ao médico informações suficientes para identificar a tendinite e prescrever o melhor tratamento.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.