O pâncreas é uma importante glândula que integra o sistema digestivo e endócrino. Medindo cerca de 15 cm, ele fica localizado na parte superior do abdômen, especificamente entre o duodeno e o baço, atrás do estômago.
Vale acrescentar que essa glândula é responsável por secretar enzimas digestivas e produzir hormônios essenciais, como glucagon, insulina e somatostatina.
Por diferentes razões, uma pessoa pode desenvolver câncer no pâncreas, um dos tipos mais difíceis de detectar e que possui elevada taxa de mortalidade, justamente por conta do diagnóstico tardio e agressividade do tumor.
O risco de desenvolver câncer no pâncreas aumenta após os 50 anos de idade. A prevalência é ligeiramente maior em indivíduos do sexo masculino. O tumor mais frequente é o adenocarcinoma, correspondente a 90% dos casos.
Os sintomas do câncer de pâncreas nem sempre são claros e específicos, o que atrapalha o diagnóstico precoce. Os sinais normalmente dependem da posição do tumor, sendo que as principais manifestações consistem em:
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.