O que está acontecendo na Ucrânia seria difícil de digerir a qualquer momento. Mas, sair de uma pandemia global significa que muitos de nós já estávamos cansados dos desafios emocionais. Agora, estamos sem uma noção clara de como esse conflito será resolvido ou, em última análise, como impactará o mundo. Este nível de incerteza é profundamente desafiador para lidar.
Então, o que você pode fazer para não deixar esses sentimentos ruins se tornarem esmagadores?
?Deixe-se sentir: é importante que percebamos quando estamos nos sentindo mal porque uma situação é ruim. É natural e esperado que você se sinta triste ou zangado por pessoas perderem suas vidas e suas casas. Isso significa que você está sentindo empatia pelos outros, o que é uma resposta humana saudável.
?Aja sempre que possível: assumir o controle pode ajudá-lo a lidar com sentimentos difíceis. Uma maneira de fazer isso é definir pequenas metas no trabalho, ou metas pessoais (como se exercitar mais ou se conectar com um amigo todos os dias). Mesmo que esses objetivos não estejam relacionados ao conflito atual, afirmar o controle que temos em nossas vidas diárias ajuda a aliviar a ansiedade.
?É normal se sentir pequeno e desamparado em situações como o conjunto de eventos mundiais que estamos vivendo atualmente. Mas se você pensar no bem coletivo que podemos fazer ao assumir o controle individualmente, esse momento pode parecer um pouco menos sombrio.
? Gostou do post? Então não deixe de salvar e compartilhar para que ele alcance mais pessoas. Se quiser saber mais, acesse o meu blog. Link na bio!
#saúdemental #guerranaucrânia #saúdeemocional #psiquiatria
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.