A trombofilia é uma doença que ocasiona coágulos sanguíneos devido ao mau funcionamento das enzimas do sangue, responsáveis pela coagulação. Isso geralmente ocorre por condições hereditárias, pela genética ou por fatores causados ao longo da vida, como gravidez, câncer e excesso de peso.
Como a doença aumenta as chances de trombose, os sintomas associados costumam acontecer de acordo com a patologia, como:
embolia pulmonar: a pessoa com embolia costuma apresentar intensa falta de ar, tendo dificuldade em respirar;
trombose venosa profunda: nessa situação, as pernas e outras partes do corpo ficam inchadas e inflamadas, tendo uma coloração mais avermelhada. Além disso, os membros inferiores também ficam quentes;
trombose na placenta ou no cordão umbilical: a mulher pode ter aborto de repetição, parto prematuro e outras complicações durante a gestação, como a eclampsia;
acidente vascular cerebral: essa doença provoca sinais variados, de acordo com a gravidade, mas, geralmente, a pessoa que sofre um AVC tem perda súbita de movimentos, da fala e/ ou da visão.
Muitas vezes, um paciente pode não saber que tem esse problema, até que um dos sintomas das enfermidades acima se manifeste.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.