Após a realização da cirurgia bariátrica, o acompanhamento tem por objetivo auxiliar a pessoa operada em sua nova vida alimentar. O trabalho do psicólogo aqui é trazer mais segurança para que o paciente consiga se adaptar mais facilmente a um novo padrão de ingestão de alimentos.
Nos primeiros momentos após a cirurgia, há uma grande restrição alimentar. Este aspecto pode levar alguns pacientes a desenvolverem episódios de estresse, irritação e tristeza. Isto é muito normal, já que pessoas que têm obesidade frequentemente descontam suas emoções na comida. Esta restrição pode afetar o emocional.
Além destes pontos, há outro muito importante. Com o passar do tempo e com a perda de peso, o paciente passa a ter outro corpo. A aceitação dele nem sempre é um processo fácil.
O acolhimento psicológico da pessoa que realizou a cirurgia bariátrica é de extrema necessidade no pré e no pós-operatório. Se você vai realizar o procedimento não deixe de conversar com o seu médico sobre este assunto.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.