O câncer é uma alteração genética de uma célula. Todas as células são geradas com instruções específicas, como sua atividade celular, multiplicação, desenvolvimento, duração e morte. Se houver qualquer alteração nessas informações, temos então um surgimento provável de células cancerosas.
Características de uma célula mutante:
➡️multiplicação acelerada e desordenada
➡️o excesso de células vai invadindo o corpo de maneira progressiva, adoecendo-o;
➡️o acúmulo de células dá origem aos tumores malignos;
➡️as células tem a capacidade de se desprender do tumor original e deslocar para outras partes do corpo.
Importante dizer que ao se desenvolver, uma célula pode se deslocar pelo nosso organismo e se alocar em outros lugares, por vezes longe do tumor original. Esse deslocamento é feito através de vasos sanguíneos, acometendo novos tecidos e chegando até aos órgãos, fazendo com que o câncer se espalhe. A esse processo é dado o nome de metástase.
Assim, dependendo do tipo de tumor, essa metástase pode ser mais agressiva e as células se espalharem com mais rapidez, ou se deslocar de maneira mais lenta e progressiva. Com o deslocamento, cada tipo de câncer é representado pelo local onde ele se instalou e se desenvolveu, por exemplo: câncer de mama, de pele, útero, próstata, pulmão, etc…
Para finalizar, vamos elencar 4 características de uma célula cancerosa:
✅proliferação descontrolada;
✅perda de função;
✅poder de invasão
✅capacidade de sofrer metástase
?Gostou desse post? Clique na minha bio e tenha acesso a mais informações.
#cancer #genetica #geneticamedica #mutacaocelular
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.