A anemia falciforme é uma doença que acomete a hemoglobina dos glóbulos vermelhos, deixando-os alongados, rígidos e com um formato de foice (daí o nome da doença). É uma doença genética e hereditária.
Esses glóbulos alongados não conseguem passar pelas pequenas veias, impedindo a circulação do sangue em diversas partes do corpo, causando assim, dores intensas. Outros sintomas da doença são:
✅fadiga intensa;
✅dores articulares;
✅atraso no crescimento;
✅tendências à infecções;
✅fadiga nas pernas;
✅palidez.
No Brasil, uma em cada cem pessoas apresentam alterações genéticas que levam à anemia falciforme, e não existe um padrão pré-estabelecido preciso de pessoas que possam desenvolver essa doença, afetando-as de diversas formas, algumas com sintomas mais leves, outras com vários sintomas, e às vezes graves, levando até a uma possível morte precoce.
A doença é detectada de maneira precoce através do teste do pezinho, nas unidades básicas de saúde (UBS), entre o 3⁰ e o 5⁰ dia de vida do bebê.
?Gostou desse post? Clique na minha bio e tenha acesso a mais informações.
#anemia #anemiafalciforme #sangue #hematologia #hemoterapia #genetica
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.