A dor de garganta é um sintoma comum que pode estar associado a uma série de doenças. Na maioria dos casos, ela é provocada, no entanto, por uma inflamação que atinge a faringe, a laringe ou as amígdalas. Dentre as causas estão as virais, bacterianas, alérgicas, irritativas e aquelas provocadas por refluxo.
Laringite, amigdalite e faringite são doenças corriqueiras que provocam, também, a dor na garganta. Os sintomas dessas infecções são passageiros, mas, no caso de dor recorrente, é necessário investigação.
O problema surge quando as dor de garganta não cessa. Nesse caso, pode ser um indicativo de tumor na região. Com alto índice de mortalidade, o câncer de garganta mais comum é o da laringe. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de tumor corresponde a 25% dos casos da doença na região da cabeça e do pescoço.
Alterações na garganta merecem atenção. Entretanto, na maior parte das vezes, dor, rouquidão e tosse são sintomas simples sejam eles provocados por uma inflamação ou por um refluxo gastroesofágico. No entanto, é preciso ficar atento se os sintomas não cessarem com o tratamento indicado pelo médico.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para obter mais informações sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.