Os agentes infecciosos, ou patogênicos, são os microorganismos responsáveis por invadir nosso organismo e causar doenças. A porta de entrada para esses organismos pode ser a pele, mucosas, feridas, via respiratória e circulação, por exemplo.
E estamos expostos a todo momento a esses organismos, nos mais variados ambientes por onde passamos, desde a uma simples maçaneta de porta, até um shopping center com várias pessoas circulando. E os principais agentes infecciosos que existem, são:
Vírus: são seres microscópicos que não possuem um metabolismo próprio, nem células, necessitando de outra célula viva para se replicarem. Exemplos de doenças causadas por eles: gripe, sarampo, varíola, meningite, AIDS, rubéola, e mais recentemente o coronavírus.
Bactérias: as bactérias são seres procariontes (possuem uma única célula), e podem viver sozinhas ou formar colônias. Quando uma bactéria produz substâncias nocivas ao nosso organismo, podem surgir doenças infecciosas, como: tuberculose, cólera, disenteria, pneumonia, sífilis… dentre outras.
Fungos: são seres que se alimentam de outros seres vivos, podem ser macroscópicos e microscópicos. Vivem em diversos ambientes, como a água, o solo, detritos e em outros organismos vivos. Há fungos inofensivos aos humanos e também os que causam doenças infecciosas, como: micoses, candidíase, meningite fúngica, histoplasmose…
Esses são os principais agentes infecciosos causadores de diversas doenças nos seres humanos, adquiridos pelo meio externo por onde passamos, ou por qualquer tipo de contato.
?Gostou desse post? Clique na minha bio e tenha acesso a mais informações.
#virus #bacterias #fungos #infectologia #doencas #infeccao
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.