Em 23 de abril de 2022, a OMS (Organização Mundial da Saúde) soltou um aleta sobre uma nova versão de hepatite, chamada Hepatite Misteriosa. Os primeiros casos surgiram no Reino Unido, afetando crianças e adolescentes com idades entre 5 e 16 anos. Os sintomas eram vômitos, náuseas, dores abdominais e icterícias (pele e olhos amarelados), sintomas típicos de hepatite.
O principal desafio enfrentado à época era a identificação da origem da doença, pois até aquele momento, as informações baseavam-se em hipóteses de correlação com o adenovírus 41 – responsável por gastroenterite aguda pediátrica, vômitos, diarreia e febre. E o controle dessa doença estava em identificar casos semelhantes e monitorá-los.
No Brasil, o Ministério da Saúde investigou 88 casos com 7 mortes em 2022.
E os desafios ainda continuam, pois as autoridades sanitárias ainda não identificaram o agente causador da doença, e tentam controlar os casos monitorando os pacientes.
?Gostou desse post? Clique na minha bio e tenha acesso a mais informações.
#hepatitemisterios #infeccao #donecasinfecciosas #infectologia #saude
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.