Muito se fala em bipolaridade no sentido de uma pessoa mudar de humor, opinião, ou comportamentos de uma hora para a outra, e assim, associam esses comportamentos a uma pessoa bipolar. Bem, para se caracterizar o transtorno, é preciso apresentar uma série de sintomas, e o diagnóstico é dado após analisar a situação de maneira mais ampla e, ao mesmo tempo mais profunda.
A primeira coisa que precisamos entender é o que significa um episódio maníaco. E esse é o fator principal para chegar a um diagnóstico de bipolaridade como um transtorno de fato. Logo, um episódio maníaco caracteriza-se em uma fase, com duração de 1 semana, pelo menos, onde seu humor é alterado de maneira radical. Por exemplo, uma pessoa pode ter ficado extremamente feliz, exaltada, irritada e eufórica, ou a situação inversa, durante essa semana, de uma maneira irreconhecível. Assim, podemos constatar indícios do transtorno afetivo bipolar. E esse episódio pode acontecer com alguém que sofre, ou não, de depressão.
Além desse sintoma principal, existem mais 7, podendo ocorrer todos eles, ou pelo menos 4 deles, que são:
➡️autoestima delirante elevada
➡️diminuição da necessidade de sono
➡️torna-se mais comunicativo (transformação radical)
➡️sensação de pensamento rápido
➡️distração anormal, sem foco
➡️inquietação exagerada
➡️inconsequência
Um episódio maníaco, associado a esses outros sintomas, levam ao diagnóstico de transtorno afetivo bipolar.
?Gostou do conteúdo? Acompanhe-me nas redes sociais para mais informações.
#transtornoafetivobipolar #bipolar #psicoterapia #transtornos
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.