A apneia do sono pode interromper a respiração, várias vezes enquanto a pessoa dorme. É um grave distúrbio do sono que atinge cerca de 30% da população adulta no Brasil.
O diagnóstico da apneia do sono é realizado por meio de um exame chamado polissonografia noturna. O aparelho, conectado ao corpo do paciente, acompanhará as atividades do cérebro, do coração e dos pulmões durante o sono. Na polissonografia noturna também são avaliados o padrão respiratório, o nível de oxigênio no sangue e os movimentos de braços e pernas.
O tratamento é voltado para manter abertas as vias respiratórias. Quando o quadro é leve, o paciente poderá usar um aparelho odontológico, o qual ajuda a projetar a mandíbula para frente, evitando a obstrução das vias respiratórias.
A máscara de pressão positiva das vias aéreas é indicada aos casos mais graves de apneia obstrutiva. Esse dispositivo funciona como um inalador de oxigênio que mantém as vias áreas abertas, normalizando a respiração durante o sono.
A remoção cirúrgica das amígdalas e adenoides, bem como a cirurgia do nariz, são outras formas de tratamento da apneia grave.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.