Existem várias dicas de limpeza caseira do ouvido. Porém, é preciso tomar alguns cuidados antes de fazer a remoção em casa. O ideal é fazer a limpeza apenas do ouvido externo. Ao inserir algo no canal auditivo corre-se o risco de perfurar o tímpano.
Além disso, a remoção do cerúmen deixa a orelha média e a orelha interna à mercê de organismos que podem ali se desenvolver causando infecções como a otite.
Quanto mais se retira cera do ouvido, mais cera as glândulas sebáceas produzem, e a falta ou o excesso de cera no ouvido pode causar doenças como eczema do meato acústico externo, otite externa micótica e exostoses e osteomas do meato acústico externo.
O ideal é procurar um médico otorrinolaringologista — ele é o profissional mais indicado para realizar esse procedimento. Evite fazer uso de soluções caseiras e/ou indicadas por pessoas leigas, pois você pode acabar comprometendo sua audição.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.