A famosa cera de ouvido, cerume ou cerúmen, é uma substância produzida pelas glândulas ceruminosas e sebáceas. A presença dessa substância no área mais externa do ouvido é normal e saudável.
As glândulas que produzem o cerume se encontram nos dois terços externos do conduto auditivo. O terço interno, junto à membrana do tímpano, fica praticamente livre da substância, impedindo que a cera fique pressionada contra a ela. Assim, o cerume não interfere na capacidade do tímpano de vibrar e transmitir as ondas sonoras para o interior do ouvido.
Com pH ácido, a cera tem a função de proteger o ouvido da poeira e outros agentes externos que podem penetrar no ouvido, causando problemas de audição e infecções. Além disso, ela também atua como lubrificante do conduto e evita infecções, por causa da sua composição.
Por esses motivos, o cerume que permanece dentro do conduto auditivo, não deve ser removido. O próprio corpo, através de movimentos como o da mastigação, por exemplo, e da descamação do canal auditivo externo eliminam a cera quando fica velha. Caso você tenha produção excessiva da substância, o que pode causar desconforto e dificuldade auditiva, procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.