Pode ser normal o cerume escorrer pelo ouvido de vez em quando, como parte do processo natural de limpeza. Mas, quando a substância jorra em grande quantidade e contém pus ou sangue, isso é um sinal claro de tímpano perfurado, e é preciso procurar ajuda médica.
É importante ressaltar que, apesar do hábito, não é recomendado o uso de hastes flexíveis para a limpeza do ouvido. O movimento incorreto e até mesmo o mau uso do cotonete pode empurrar a cera para dentro do ouvido, obstruindo o canal e dando a sensação de surdez. O ideal é fazer a limpeza com um médico otorrino, mas, se o procedimento em casa for inevitável, tenha cuidado!
Ao notar que o ouvido está sempre entupido, que a sensação de zumbido e a coceira não passam, procure um profissional especializado para analisar o canal auditivo. Além disso, ao notar qualquer diferença na sua cera de ouvido, procure um especialista. Os nossos ouvidos são órgãos sensíveis e precisam de cuidado na hora do tratamento.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.