O cerume, ou a cera de ouvido, é uma substância natural produzida pelas glândulas dos ouvidos e tem como função proteger a pele do canal auditivo externo. A cera possui diversas propriedades protetoras, como impermeabilidade à água, presença de anticorpos e um pH ácido (que combatem germes presentes no ouvido), consistência pegajosa, que ajuda a fazer grudar corpos estranhos minúsculos, além de servir como lubrificante do canal auditivo, o que diminui o risco de ressecamento e lesões.
As células do cerume se renovam de dentro para fora, o que faz com que a cera seja empurrada para fora do ouvido. As pessoas tendem a achar que os pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido são um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera, mas, na verdade, eles são as células se renovando. Por isso, não é preciso retirar mais cera do que aquela que é eliminada naturalmente.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.