No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 278 milhões de pessoas com o chamado zumbido no ouvido, um incômodo caracterizado pela audição de um som constante ou que vai e volta, sem explicação.
Normalmente, o problema acontece quando as vias auditivas passam a enviar impulsos mesmo sem haver uma fonte gerando som.
As causas são diversas, sendo as mais comuns: excesso de cera, infecções e lesões do ouvido, perda auditiva relacionada à idade, exposição a ruídos altos com frequência, doença de ménièrie, neurinoma do acústico (tumor raro que acomete o nervo auditivo). Mas, de acordo com pesquisas, outros fatores, não relacionados com o ouvido também podem dar origem ao zumbido no ouvido, como desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco.
O diagnóstico deve ser feito por um otorrinolaringologista que avaliará os sintomas apresentados, o tipo de zumbido, quando aparece, quanto tempo dura e os sintomas associados.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.