A artrose é uma doença crônica degenerativa que afeta as articulações, prejudicando, principalmente, a cartilagem que protege as extremidades dos ossos. Ela pode atacar qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas mãos, joelhos, quadris e coluna.
Conheça alguns sintomas que são frequentemente associados à doença:
O sintoma mais comum é sempre a dor nas articulações afetadas. Além de ser percebida na região específica, ela pode piorar de noite, depois de um dia inteiro de esforço.
Acompanha a dor, também na área afetada.
Da mesma forma, o calor pode ser sentido na articulação dolorida.
A rigidez articular acomete as articulações, principalmente depois de períodos longos de inatividade, como após permanecer deitado ou sentado por muito tempo.
Pode não ser tão facilmente identificável, mas não é incomum que surja a sensação e/ou o ruído de rangidos na articulação.
Seja pela dor, pela junção dos outros sintomas ou por ser um sintoma por si só, a limitação de movimentos é comum na osteoartrite.
É possível que algumas articulações apresentem desvios. É mais provável no caso dos joelhos de pessoas obesas, que formam um X (quando as pernas desviam para dentro) ou as chamadas “pernas de alicate” (quando é as pernas se desviam para fora). Nas mãos, podem surgir nódulos nos dedos, causando certa deformidade.
É importante frisar que a frequência e intensidade de todos os sintomas é extremamente variável de paciente para paciente. Eles podem ser intermitentes, com pausas de meses ou até anos entre as crises. Podem ser fortes e debilitantes para algumas pessoas, enquanto outras podem não apresentar sintoma algum, mesmo com o diagnóstico confirmado da doença.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.