Não é algo a ser prevenido, mas algumas condutas saudáveis ajudam a evitar o problema. No caso do envelhecimento, é normal que as raízes nervosas e a cartilagem que amortece o impacto entre as vértebras fiquem mais enfraquecidas.
É por isso que a hérnia de disco é comum em pessoas com mais de 50 anos, uma vez que essas regiões são mais propensas a lesões ou impactos mais fortes. Contudo, crianças e jovens não saem ilesos.
Em segundo lugar, o tabagismo vem como um perigoso fator de risco para hérnias discais. Isso porque a concentração de substâncias nocivas ao corpo vão sendo absorvidas e deteriorando a integridade do sistema muscular que envolve a coluna.
Pessoas acima do peso sofrem com hérnia discal porque a coluna é forçada a equilibrar o peso do corpo. A gordura fica tão concentrada no abdômen, que a habilidade dos discos de moverem as vértebras é reduzida.
É outra característica que nem sempre pode ser evitada. Pessoas que possuem familiares com histórico da condição também estão sujeitas a sofrer do mal. Em alguns casos, os médicos já aconselham esse público a não realizar movimentos repetitivos e excessivos, tão pouco se submeterem a esforços intensos. Os pontos dos discos podem sofrer um desvio.
Outros fatores podem ter relação com a hérnia de disco e praticamente todos eles começam com dores e dificuldades para mover a coluna, se alongar, se esticar ou levantar. Se você possui qualquer reclamação parecida, é fundamental procurar ajuda médica rapidamente para tratamentos específicos, como a osteopatia.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.