Sim, a obstrução e disfunção estão entre as causas mais comuns de infecção urinária. As enterobactérias derivadas da flora intestinal colonizam o saco prepucial, a superfície glandular e a uretra distal. As bactérias aderem à camada interna da pele do prepúcio. Uma grande variedade de anomalias congênitas do trato urinário pode causar infecção pela obstrução como, por exemplo, válvulas uretrais, obstrução da junção pélvico-ureteral ou estase não-obstrutiva da urina.
A ligação direta entre fimose e infecção urinária é, na verdade, o esmegma (as partículas esbranquiçadas e mal-cheirosas que se acumulam sob o prepúcio). Ele é um meio de cultura muito bom para as bactérias se acumularem e crescerem. Nem todos os indivíduos com fimose desenvolvem a infecção, desde que o esmegma esteja livre de bactérias.
Por outro lado, os garotos/homens sem fimose, mas com o prepúcio intacto, podem desenvolver infecções se não praticarem boa higiene, o que permite que as bactérias cresçam sob o prepúcio. Portanto, pode-se afirmar que a fimose é um fator agravante, pois dificulta a limpeza e favorece o acúmulo de bactérias.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.