A torção de testículo acontece quando o cordão espermático, canal de ligação dos testículos ao abdome, rotaciona de maneira acidental e “torce”. É por esse cordão que passam veias, nervos, vasos linfáticos, artéria testicular, além do canal deferente, que é responsável pela condução dos espermatozoides.
Como é uma estrutura maleável, o cordão espermático pode torcer um dos testículos de maneira brusca. Essa torção de testículo ocorre em jovens com até 25 anos, principalmente. Existem também os casos em que a túnica vaginal (tecido responsável por revestir o cordão e os testículos) está mais frouxa, deixando essas estruturas soltas e, podendo se movimentar, acaba ocorrendo a torção.
É comum que a torção de testículo esteja acompanhada de sintomas como dor abdominal, inchaço no saco escrotal, náuseas e até mesmo vômito. Essa torção se classifica como emergência médica, sendo necessário o tratamento imediato. Caso isso não aconteça, o problema pode se agravar tanto chegando ao ponto de precisar ser realizada a remoção de um dos testículos.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.