A cirurgia do cérebro é realizada por três motivos principais: coletar um fragmento do tumor para a realização de biópsia; fazer a ressecção do tumor; fazer a retirada parcial do tumor com a finalidade de prevenir complicações futuras. O tratamento cirúrgico de tumor na região pode ser feito isoladamente ou associado a outras terapias que ajudam a curá-lo ou a diminuir o tamanho dele, como é o caso da radioterapia.
Todos os procedimentos são planejados com bastante cuidado de modo a evitar danos às funções cerebrais. A cirurgia nessa região é contraindicada quando o tumor está situado em uma área muito profunda ou no tronco cerebral, que é uma parte que não deve ser removida. O estado geral de saúde do paciente também é avaliado antes da tomada de decisão sobre o melhor plano de tratamento para o tumor nessa parte do corpo.
Outro benefício da cirurgia cerebral é a redução dos sintomas causados pelos tumores. O crescimento do tumor pode provocar muita dor de cabeça, danificar a visão, gerar náusea, vômito e convulsões. Por isso, mesmo que a cirurgia não cure a doença, ela contribui para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para obter mais informações sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.