Aqui, segue algumas doenças neurológicas hereditárias. Falaremos sobre três grupos diferentes.
1# Leucodistrofias
As leucodistrofias são doenças raras que afetam as células do cérebro. Especificamente, essas doenças afetam a bainha de mielina, que é o material que envolve e protege as células nervosas.
Danos a esta bainha diminuem ou bloqueiam as mensagens entre o cérebro e o resto do corpo. Essa destruição acarreta em problemas nos movimentos, fala, visão, audição e desenvolvimento mental.
A maioria das leucodistrofias são hereditárias. Elas, geralmente, aparecem durante a infância e podem ser difíceis de detectar precocemente, já que as crianças parecem saudáveis no início. No entanto, os sintomas pioram com o tempo.
2# Fenilcetonúria
A fenilcetonúria é um tipo de distúrbio do metabolismo. Ela também é hereditária. O corpo não consegue processar parte de uma proteína chamada fenilalanina, presente em quase todos os alimentos.
Se o nível de fenilcetonúria for muito alto, ele pode danificar o cérebro e causar incapacidade intelectual grave. O melhor tratamento para a fenilcetonúria é uma dieta de alimentos com baixo teor de proteína. Existem até fórmulas especiais para recém-nascidos.
3# Doença de Tay-Sachs
A doença de Tay-Sachs é um distúrbio hereditário raro, que afeta o metabolismo lipídico. Esta enfermidade faz com que uma substância gordurosa se acumule no cérebro, causando a destruição das células nervosas. Tal condição resulta em problemas mentais e físicos.
Bebês com a doença de Tay-Sachs parecem desenvolver-se normalmente nos primeiros meses de vida. Então, as habilidades mentais e físicas diminuem. A criança fica cega, surda e incapaz de engolir. Os músculos começam a se desgastar e a paralisia começa a acontecer. Mesmo com os melhores cuidados, as crianças com doença de Tay-Sachs geralmente morrem aos 4 anos de idade.
Infelizmente, essa doença hereditária não tem cura. Medicamentos e boa nutrição podem ajudar a amenizar alguns dos sintomas.
Agora que você conhece um pouco mais sobre doenças neurológicas hereditárias pode ficar atento aos sintomas e, se for o caso, procurar um médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.