Essa é uma das principais doenças inflamatórias do trato respiratório inferior que provoca 3,46 milhões de mortes por ano.
Trata-se de uma infecção nos pulmões, que pode ser desencadeada por vírus, bactérias, inalação de substâncias agressivas, como a fumaça, ou por fungos. Os sintomas são febre alta, tosse seca ou com muco, dor no peito ou tórax, prostração, náuseas e vômito.
Alguns aspectos podem elevar o risco de contrair pneumonia, como fumo, consumo de álcool, exposição excessiva ao ar-condicionado, mudanças bruscas de temperatura e resfriados mal curados.
A limpeza das mãos ajuda a prevenir a pneumonia, principalmente após assoar o nariz, ir ao banheiro, trocar fraldas, antes das refeições e do preparo dos alimentos.
O consumo do cigarro torna os pulmões mais vulneráveis a infecções. Em crianças e idosos, vacinas contra a gripe, a HIB (Haemophilus influenzae tipo B) e a pneumocócica ajudam a evitar alguns tipos da doença.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.