O cigarro tem mais de 4 mil substâncias tóxicas ao organismo. Não é de se espantar que faça tão mal ao pulmão e dificulte o processo de respiração.
Ao inalar a fumaça, essas substâncias entram na corrente sanguínea e diminuem a quantidade de oxigênio presente no sangue. Além disso, ainda afetam a garganta, os brônquios e os pulmões, como outras partes do corpo.
O processo inflamatório causado ao fumar faz com que os pulmões percam a elasticidade e comecem a fibrosar, provocando um enrijecimento e dificuldades respiratórias.
É por isso que ao parar de fumar as funções começam a se restabelecer. Por volta de 8 horas após a interrupção do fumo, a taxa de monóxido de carbono no sangue chega a valores normais e o nível de oxigênio aumenta, otimizando assim a capacidade respiratória.
Já no dia seguinte, 24 horas depois de parar de fumar, os pulmões passam a funcionar melhor e os brônquios iniciam o processo de limpeza que eliminará os resíduos que o fumo deixou.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.