A fibromialgia é mais comum em pacientes do sexo feminino, sendo que em cada 10 pacientes, 7 a 9 são mulheres. O problema costuma aparecer por volta dos 30 aos 60 anos, mas não há um padrão, pois também pode afetar crianças e idosos.
A doença é incurável e as causas ainda não são conhecidas. Mas, há alguns fatores podem estar relacionados ao surgimento dessa patologia, como: hereditariedade, doenças autoimunes, sedentarismo, distúrbios do sono, estresse psicológico, depressão, traumas físicos e emocionais.
A principal característica dessa enfermidade é a dor muscular generalizada, crônica e contínua, que pode durar mais de três meses. Além disso, há outros sintomas que identificam esta condição de saúde. Quer saber sobre eles? Então, continue a leitura deste post.
1. Dor generalizada
Trata-se da dor crônica em várias partes do corpo, como nas costas, pescoço, cabeça, cotovelos, abdômen, pernas, pelve, etc.
2. Fadiga
O paciente sente um cansaço interminável e uma sensação constante de mal-estar. Desta forma, as tarefas cotidianas são prejudicadas e o indivíduo permanece com indisposição e letargia.
3. Sono alterado
Quem sofre com esta patologia apresenta alterações no sono, sente insônia e outros distúrbios no sono, como apneia e síndrome das pernas inquietas. Também é comum ter sonolência diurna e cansaço extremo.
4. Distúrbios emocionais
É comum o portador desta enfermidade apresentar problemas como depressão, ansiedade, alterações no humor, nervosismo e irritabilidade, pois estas dores intermináveis impactam fortemente na saúde mental do paciente.
5. Alterações gastrointestinais
A fibromialgia pode gerar distúrbios gastrointestinais como gases, constipação, gases e náuseas.
Gostaria de saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse o link da bio.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.