Antes de explicar o que é hipertireoidismo, é necessário entender o que é a tireoide. Trata-se de uma glândula endócrina, localizada na região do pescoço, responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotireonina) e T4 (tiroxina ou tetraidodotixonina), considerados de suma importância para atividade metabólica do organismo.
A produção destes hormônios é regulado pelo eixo hipotalâmico-hipofisário-tireoidiano, que funciona da seguinte forma: o hipotálamo, localizado no sistema nervoso central, produz um hormônio, que manda o recado para a hipófise, que por sua vez, libera uma substância que ativará função da tireoide.
O hipertireoidismo ocorre quando o eixo hipotalâmico-hipofisário-tireoidiano está desregulado e, com isso, há uma produção dos hormônios T3 e T4 em quantidades maiores que as necessárias. Em decorrência disso, o coração, pulmões, rins, intestino, e todos os órgãos do organismo, ficam super estimulados.
Ademais, o metabolismo do indivíduo encontra-se acelerado em decorrência desta patologia. Outros sintomas comuns são: nervosismo, palpitações, diarreia, cansaço, suor excessivo, intolerância ao calor, perda de peso, queda de cabelo, unhas quebradiças, dificuldade de concentração, insônia, alterações menstruais, dentre outros.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse o link da bio.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.