Quando os homens atingem a faixa dos 45 anos em diante, é necessário ter uma atenção maior com os cuidados à saúde, sobretudo com o surgimento de doenças, como o câncer de próstata.
Vale ressaltar que 1 a cada 41 homens, no Brasil, morre em decorrência desta patologia. Mas, caso o câncer for descoberto na fase inicial, as chances de cura são maiores.
Para detectar a presença de câncer, a recomendação é realizar o exame de toque retal. O procedimento tem como finalidade encontrar alterações palpáveis na próstata, que podem ser: crescimento, endurecimento ou nódulos.
Além do toque retal, outro procedimento existente é o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado por meio da coleta de sangue. Mas, o resultado de maneira isolada não é conclusivo para diagnosticar o câncer.
O antígeno prostático pode apresentar alterações em várias situações, como a hiperplasia benigna da próstata e a prostatite, por exemplo. Além disso, os níveis normais de PSA no sangue não exclui a possibilidade de haver câncer de próstata. Por isso, o procedimento mais indicado é o exame de toque retal.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse o link da bio.
#NovembroAzul
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.