Os sintomas apresentados pelas crianças autistas são peculiares, então não adianta se espelhar em um ou outro caso conhecido para supor um diagnóstico precoce. O ideal é ter noção dos sintomas mais comuns separadamente, além do momento no qual eles começam a surgir.
?Crianças autistas costumam não falar nada ou, ao menos, não formar frases até os dois anos. Outra avaliação importante é a das habilidades motoras da criança. Na hora de desenhar, pintar ou brincar, perceba se ela apresenta alguma dificuldade.
?Sintomas menos sutis incluem apatia constante, movimentos fora do normal, inquietação ou nervosismo extremos, alta sensibilidade a estímulos externos e atenção a itens específicos por longos períodos de tempo. São sinais que também seguem a criança conforme ela cresce.
?Fique atento e converse com os professores, caso ela vá para a creche. Muitas vezes, são eles os primeiros a perceberem esses sintomas.
?Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
#autismo #pediatria
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.