O estresse pós-traumático é um distúrbio de ansiedade caracterizado pela junção entre sintomas psíquicos, físicos e emocionais.
O transtorno ocorre após o paciente ter vivido ou testemunhado situações traumáticas – como atos violentos, acidentes ou demais situações que possam ter representado perigo de vida a ele ou a um terceiro.
Quando ocorre uma crise, o indivíduo lembra-se da ocasião e a vive novamente, sentindo toda a sensação de sofrimento e dor, como se fosse a primeira vez. A recordação, que se chama ‘revivescência’, pode desencadear uma série de alterações mentais, fisiológicas e neurológicas no organismo do indivíduo.
O estresse pós-traumático pode ser causado por diversas situações que ameacem a vida, liberdade ou condição social do paciente. São algumas delas:
O bullying infantil, assaltos, violência doméstica e contra a mulher são ainda exemplos de fatores de risco, que tornam o indivíduo mais vulnerável a viver o transtorno pós-traumático.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.