O joelho varo é o afastamento dos joelhos, provocando o arqueamento das pernas. A tíbia (osso da canela) é excessivamente rodada para fora, enquanto o fêmur (osso da coxa) está em abdução. Geralmente, esse problema ocorre quando a tíbia não fica alinhada corretamente com o fêmur.
O joelho varo é o oposto do joelho valgo, em que as pernas ficam viradas para dentro e os joelhos se encontram, afastando a canela. Em ambos os casos, a distribuição de carga sobre as estruturas dos joelhos é assimétrica, o que força as mesmas e provoca dores intensas.
O joelho varo é mais comum nos homens. Qualquer tipo de evolução ou movimentação brusca pode favorecer a diminuição da eficácia do músculo quadricípite, provocando a diminuição da absorção de choques, aumento da carga assimétrica, fadiga e dor constante. Ocorre, assim, o aumento da anomalia, agravando o caso, se não tratado.
Além disso, a falta de tratamento pode evoluir a artrose, osteoartrite femorotibial, síndrome de dor patelo-femural ou instabilidade da articulação e de todo o joelho, prejudicando movimentos simples, como caminhar e ficar em pé.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.