A retina é uma membrana que possui receptores fotossensíveis, os quais agem na conversão de imagens luminosas que chegam para o interior do globo ocular. Essas imagens são enviadas pelo cérebro ao nervo óptico para que a visão seja concretizada.
Fina e flexível, a retina não possui nenhum mecanismo especial de fixação entre ela e o cristalino, mas apenas substâncias gelatinosas que mantêm o seu aspecto volátil. Caso a ligação entre essas duas estruturas se rompa, o caso deverá ser examinado com urgência pelo oftalmologista, podendo surgir a necessidade de uma cirurgia de descolamento de retina.
Na hipótese de um desprendimento da retina total ou parcial do globo ocular, pode ocorrer uma degeneração celular considerada gravíssima pelos médicos, exigindo um atendimento emergencial e cirúrgico. Sem o atendimento devido, o paciente pode ficar cego de forma irreversível.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.