Os joelhos são uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Eles têm uma série de ligamentos e estruturas que possibilitam a realização de movimentos fundamentais, que vão desde o simples ato de caminhar até atividades complexas, como salto e corrida.
Entre essas estruturas, destacam-se os ligamentos cruzados. O ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável pela estabilização do joelho e possibilidade de flexão.
Ele é muito suscetível a lesões, sendo uma das mais graves no joelho. Quando o LCA é prejudicado, o paciente fica impedido de realizar qualquer tipo de movimento. O trauma costuma causar bastante dor e incômodo.
Os atletas são os mais atingidos por esse tipo de lesão, no entanto, algumas situações comuns no cotidiano também podem provocar traumas no ligamento.
É muito importante cuidar dessa estrutura. A falta de tratamento pode causar a instabilidade de movimentos, prejudicando as cartilagens e meniscos. A consequência final é o desenvolvimento da osteoporose no joelho.
Os principais sinais da lesão no ligamento cruzado anterior incluem:
estalo no joelho;
dor aguda;
dificuldade de movimentação;
edema no joelho;
sensação de instabilidade.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.