Trata-se de uma deformação congênita, sucedida na coluna vertebral, causando uma exposição das meninges, raízes nervosas e medula. A criança adquire o problema ainda antes de nascer, durante sua formação no ventre da mãe e pode sofrer as consequências por toda a vida.
Ela ocorre ainda no primeiro mês de gestação, quando, durante a formação do feto, os dois lados que formam a espinha dorsal se fecham sobre a medula, protegendo-a, assim como as meninges e os nervos, evitando que sofram qualquer dano.
Com a meningomielocele, a espinha dorsal não se fecha completamente. Por isso o nome espinha bífida. Há três tipos diferentes da doença, com níveis de gravidade distintos.
A chamada espinha bífida oculta é assintomática. A meningocele é a situação em que somente as meninges da coluna nascem expostas. Já a mielomeningocele, é a forma da doença em que, além das meninges, a medula e alguns nervos também estão expostos nas costas do bebê.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.