A osteoporose juvenil é uma doença rara, que acomete crianças e adolescentes, provocando redução de massa óssea. Devido a essa condição, eles apresentam dificuldades de locomoção, forte dor nas costas e nas extremidades do corpo.
Esse tipo de osteoporose pode ser primária ou secundária, segundo o Instituto de Medicina Física e Reabilitação da Universidade de São Paulo.
A osteoporose juvenil primária afeta, geralmente, crianças de 8 a 14 anos, fase da puberdade. Podem-se manifestar duas condições: a osteogênese imperfeita, que é uma doença genética, que acomete não só os ossos, mas também o tecido conjuntivo; e a osteoporose juvenil idiopática, que afeta a densidade do nível de cálcio nos ossos, tornando-os vulneráveis, com ampla facilidade de serem fraturados.
A osteoporose juvenil secundária surge dos 14 a 18 anos, fase da adolescência, a partir da influência de fatores diversos, como câncer e desnutrição.
Quer saber mais? Acesse o link da bio para ver mais sobre este e outros assuntos.
#osteoporosejuvenil #pediatria #tratamentos
Feito com para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50
Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.